(21) 2577-2325  |  (19) 3352-0051

  contato@grupo-interacao.com

Por que é importante separar os rejeitos dos resíduos recicláveis e orgânicos?

Não é difícil caminhar pelas ruas e estabelecimentos, e encontrar latas coloridas com os dizeres: papel, plástico, metal, vidro e resíduos orgânicos. Mas, porque é tão importante assim separar o lixo e os materiais recicláveis?

Leia também: Lixão A Céu Aberto: Pesquisa Revela Que Surgimento De Depósitos Irregulares Está Ligado À Vulnerabilidade Social Dos Municípios

Como o próprio site do Ministério do Meio Ambiente aponta, cada tipo de resíduo tem um processo próprio de reciclagem e destinação final. Com isso, ao separar o lixo antes da coleta evita que vários materiais fiquem misturados, independente do estado e especificidade. A reciclagem do que poderia ser transformado em um novo objeto também fica mais cara sem a separação anterior e, em casos extremos, inviável, por causa da dificuldade de selecionar o que é plástico, metal, etc.  

Diante dessa dificuldade de separar os materiais de acordo com suas categorias, a Política Nacional de Resíduos Sólidos estabeleceu que o lixo comum (que não oferece riscos de contaminação e outros perigos) deve ser separado, no mínimo, entre resíduos recicláveis secos e rejeitos.

Os resíduos recicláveis secos são compostos por metais, papel, papelão, plásticos e vidro. Quando acontece uma coleta seletiva mínima, esses materiais são transportados para galpões de triagem de resíduos para separação e posteriormente vendidos para a indústria de reciclagem.

Leia também: Qual A Diferença Entre Resíduos E Rejeitos?

Enquanto que os resíduos orgânicos, que consistem em restos de alimentos e resíduos de jardim devem ser tratados adequadamente para geração de adubo orgânico. Já os rejeitos — fraldas, cotonetes, absorventes, etc. — quando coletados e transportados de maneira adequada, são enviados para os aterros sanitários.

Grupo Interação

O Grupo Interação está presente no mercado há 15 anos e oferece soluções ambientais integradas através de suas três empresas: Interação Ambiental, Interação Beneficiamento e Interação Resíduos. Temos como meta absoluta oferecer as melhores alternativas ambientais mediante aplicação de tecnologias e métodos inovadores.

Nosso programa de gerenciamento de resíduos consiste no conjunto de ações, diretas ou indiretas, que envolvem as etapas de coleta, segregação, acondicionamento, beneficiamento, armazenamento, transporte, tratamento e destinação final ambientalmente correta dos resíduos, além dos controles, registros e emissão de relatórios sobre as atividades desempenhadas.

Além disso, contamos com mão de obra qualificada, maquinário específico, veículos adequados e, principalmente, capacitação e conhecimento para a execução integral do processo. Visite nosso site e conheça mais dos nossos serviços. Clique aqui.

Compartilhar

SOLUÇÕES

PARA SUA EMPRESA

FALE

CONOSCO

Grupo Interação