A implantação de um novo negócio ou infraestrutura pode resultar em diversos danos ambientais e prejudicar a biodiversidade de um lugar. Para proteger a natureza de explorações perversas, o estudo de supressão vegetal é o meio ideal para conciliar o interesse da empresa, isto é, da ocupação de um novo solo com o ecológico.
Leia também: Mata Atlântica: conheça mais sobre o bioma que abriga mais de 20 mil espécies
Isso porque o estudo tem como base o recolhimento de dados técnicos de especialistas da área ambiental para mitigar os danos que a retirada de uma parcela da vegetação nativa tratá a um determinado ecossistema. No caso da Mata Atlântica, em específico, a possibilidade de supressão passará por uma avaliação ainda mais rigorosa, na medida em que o bioma é um dos mais afetados historicamente no Brasil, desde a colonização.
Além de um bom parecer técnico, é necessário solicitar a Autorização de Supressão de Vegetação (ASV). Conforme define o site do Ibama, esse documento é um “instrumento que disciplina os procedimento de supressão de vegetação nativa em empreendimentos de interesse público ou social submetidos ao licenciamento ambiental pela Diretoria de Licenciamento Ambiental Federal (Dilic) do Ibama.”
Desse modo, o empreendedor deverá entregar ao órgão ambiental competente uma análise criteriosa a respeito da área com estudos pertinentes em relação à área, além da indicação do local onde deverá ser feita a compensação florestal, caso o pedido seja autorizado. O levantamento técnico ainda deve contemplar a ideia de que a reposição será realizada em uma área próxima, de preferência na mesma microbacia hidrográfica.
Leia também: Conheça as vantagens em contratar uma auditoria ambiental
O Grupo Interação está presente no mercado há 15 anos e oferece soluções ambientais integradas através de suas três empresas: Interação Ambiental, Interação Beneficiamento e Interação Resíduos. Temos como meta absoluta oferecer as melhores alternativas ambientais mediante aplicação de tecnologias e métodos inovadores.
Nosso programa de gerenciamento de resíduos consiste no conjunto de ações, diretas ou indiretas, que envolvem as etapas de coleta, segregação, acondicionamento, beneficiamento, armazenamento, transporte, tratamento e destinação final ambientalmente correta dos resíduos, além dos controles, registros e emissão de relatórios sobre as atividades desempenhadas.
Além disso, contamos com mão de obra qualificada, maquinário específico, veículos adequados e, principalmente, capacitação e conhecimento para a execução integral do processo. Visite nosso site e conheça mais dos nossos serviços. Clique aqui.
(21) 2577-2325 | (19) 3352-0051
contato@grupo-interacao.com
COPYRIGHT 2018 GRUPO INTERAÇÃO - INTEGRANDO SOLUÇÕES AMBIENTAIS | SITE DESENVOLVIDO POR ALLIANCE COMUNICAÇÃO