(21) 2577-2325  |  (19) 3352-0051

  contato@grupo-interacao.com

Dia de Proteção às Florestas: como fazer a minha parte?

Dia de Proteção às Florestas

Dedicado a reflexões e ações de conscientização, o 17 de julho é marcado pelo Dia de Proteção às Florestas. No Brasil a data tem um peso ainda maior, uma vez que o país é responsável por abrigar diversos e amplos ecossistemas florestais, incluindo a Amazônia e a Mata Atlântica que é composta por mais de 20 mil espécies vegetais.

Leia também: Estudo mostra que 85% da população não tem acesso a coleta seletiva no Brasil

O 17 de julho também é dedicado a homenagear a figura folclórica do Curupira, conhecido por ser o protetor das florestas e pelos seus pés virados ao contrário para enganar humanos que desmatam e caçam animais da floresta. Independente de ser uma lenda, as defesas da figura foram e continuam sendo realizadas por pessoas reais como biólogos, engenheiros da área ambiental e ativistas, como Chico Mendes, Dorothy Stang e Maria Margarida Ribeiro da Silva que foi reconhecida internacionalmente pelo Prêmio Wangari Maathai para Defensores da Floresta por ajudar milhares de pessoas a usarem as terras de maneira sustentável.

Como posso fazer minha parte e ajudar a proteger as florestas?

A ação em defesa da floresta pode ser feita no dia a dia por meio de simples escolhas do cotidiano que vão desde a escolha de produtos até separação do lixo em casa. Confira abaixo algumas dicas:

  • Compre produtos de madeira que possuem selo de reflorestamento;
  • Opte por comprar papéis reciclados;
  • Destine corretamente os papéis que utiliza para a reciclagem;
  • Jogue as embalagens de leite nos cestos de papel. Mesmo sendo revestidas por outros materiais (metal, papel e plástico), os centros de reciclagem fazem o processo de separação;
  • Leve as pilhas e baterias sem carga até centros de coleta. Esses materiais não podem ser descartados no lixo comum. Aproveite também o momento para comprar pilhas e baterias recarregáveis;
  • Utilize embalagens ecológicas e reaproveitáveis, como refis de xampu;
  • Substitua as sacolas de plástico por ecobags que podem ser utilizadas por anos;
  • No caso de banheiros públicos, opte por secar as mãos nos secadores. Mesmo usando energia elétrica, o seu uso é mais sustentável, já que na fabricação do papel árvores são derrubadas e o processo de fabricação envolve mais consumo de energia;
  • Recicle o plástico-filme que vem nas embalagens de alimentos, eles podem se transformar em um novo material;
  • Não compre animais silvestres do mercado ilegal.

Leia também: Conheça o Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD)

Grupo Interação

O Grupo Interação está presente no mercado há 15 anos e oferece soluções ambientais integradas através de suas três empresas: Interação Ambiental, Interação Beneficiamento e Interação Resíduos. Temos como meta absoluta oferecer as melhores alternativas ambientais mediante aplicação de tecnologias e métodos inovadores.

Nosso programa de gerenciamento de resíduos consiste no conjunto de ações, diretas ou indiretas, que envolvem as etapas de coleta, segregação, acondicionamento, beneficiamento, armazenamento, transporte, tratamento e destinação final ambientalmente correta dos resíduos, além dos controles, registros e emissão de relatórios sobre as atividades desempenhadas.

Além disso, contamos com mão de obra qualificada, maquinário específico, veículos adequados e, principalmente, capacitação e conhecimento para a execução integral do processo. Visite nosso site e conheça mais dos nossos serviços. Clique aqui.

Compartilhar

SOLUÇÕES

PARA SUA EMPRESA

FALE

CONOSCO

Grupo Interação