(21) 2577-2325  |  (19) 3352-0051

  contato@grupo-interacao.com

Resíduos Industriais: quais são e como é realizada a sua classificação?

resíduos industriais

Os resíduos industriais são todas as ‘sobras’ resultantes de atividades industriais, que não podem ser descartadas sem controle e, portanto, exigem um método específico de gerenciamento. 

O motivo da necessidade se deve ao fato de que, muitas vezes, a sua composição é mista e muitos deles podem ser perigosos para a saúde pública e ao meio ambiente. Atualmente, os resíduos industriais são considerados grandes responsáveis pelos desastres ambientais, desde as mudanças climáticas, até a poluição do ar, degradação do solo e muitos mais!

Mas, para que eles sejam descartados corretamente, é preciso fazer um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), baseado na classificação de cada resíduo. Dessa forma, os procedimentos de descarte acontecerão de maneira segura, sem afetar a saúde do meio ambiente e a dos seres humanos.

Leia também: Pesquisa da CNI constata que 88% das indústrias inovaram na pandemia

Como é realizada a classificação dos resíduos industriais

resíduos industriais

A definição de resíduos industriais dada pela Resolução nº313 do Conselho Nacional do Meio Ambiente determina que são todos aqueles que, cumulativamente:

  • Resultem de atividades industriais;
  • Se encontrem nos estados físico, semissólido, gasoso ou líquido;
  • Cujas particularidades tornam inviável o seu lançamento na rede pública de esgotos ou em corpos d’água, ou exijam para isso soluções técnica ou economicamente inviáveis em face da melhor tecnologia possível.

Os resíduos têm características próprias como: aspectos físicos, biológicos, químicos, bem como a quantidade e qualidade da amostra. Assim como possuem cores, estados físicos, heterogeneidades, processos de origens e constituintes diferentes.  

Dessa forma, é por meio da análise e observação de todas essas características, que a classificação do resíduo é feita. 

De acordo com a norma ANBT NBR 10004, existem duas classes de resíduos:

 

  • Classe I – Perigosos;
  • Classe II – Não Perigosos.

 

E, dentro da Classe II, encontram-se:

 

  • Os resíduos Classe II (A – não inertes);
  • Os resíduos Classe II (B – inertes).

 

O Grupo Interação tem ampla especialização na formulação do Plano de Gerenciamento de Resíduos e garante que o resíduo da sua indústria será analisado e descartado da maneira ambientalmente correta, conforme a regulamentação específica de cada cidade.

Leia também: O 21º encontro do Fórum CB27 acontecerá nesta semana, no Rio de Janeiro

 

Grupo Interação

O Grupo Interação está presente no mercado há 15 anos e oferece soluções ambientais integradas através de suas três empresas: Interação Ambiental, Interação Beneficiamento e Interação Resíduos. Temos como meta absoluta oferecer as melhores alternativas ambientais mediante aplicação de tecnologias e métodos inovadores.

Nosso programa de gerenciamento de resíduos consiste no conjunto de ações, diretas ou indiretas, que envolvem as etapas de coleta, segregação, acondicionamento, beneficiamento, armazenamento, transporte, tratamento e destinação final ambientalmente correta dos resíduos, além dos controles, registros e emissão de relatórios sobre as atividades desempenhadas.

Compartilhar

SOLUÇÕES

PARA SUA EMPRESA

FALE

CONOSCO

Grupo Interação