A logística reversa está inserida na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instaurada em 2010. Dessa forma, é uma medida obrigatória para as empresas geradoras de resíduos. Com isso, ela tem como intuito mitigar a quantidade de despojos que são descartados em lixões e aterros sanitários.
Dessa maneira, de acordo com a PNRS, os fabricantes de materiais que se enquadram na logística reversa, como eletroeletrônicos, têm de elaborar anualmente estratégias para que esses itens sejam devolvidos quando suas vidas úteis terminarem. Assim, é possível reutilizar os resíduos novamente na cadeia produtiva, acontecendo a manufatura reversa.
Para conseguir diferenciar os dois itens é simples: basta lembrar que a logística reversa é a ação que prevê que os produtos sem vida útil devem retornar à cadeia de produção como resíduos. Assim, aproveitando tudo o que é possível destes despojos.
Por outro lado, na manufatura reversa, todo o resíduo coletado é enviado para uma central. Dessa forma, ela realiza a separação das peças, avaliando o que pode ser reciclado e o que deve ter uma destinação final.
O Grupo Interação está presente no mercado há 15 anos e oferece soluções ambientais integradas através de suas três empresas: Interação Ambiental, Interação Beneficiamento e Interação Resíduos. Temos como meta absoluta oferecer as melhores alternativas ambientais mediante aplicação de tecnologias e métodos inovadores.
Nosso programa de gerenciamento de resíduos consiste no conjunto de ações, diretas ou indiretas, que envolvem as etapas de coleta, segregação, acondicionamento, beneficiamento, armazenamento, transporte, tratamento e destinação final ambientalmente correta dos resíduos, além dos controles, registros e emissão de relatórios sobre as atividades desempenhadas.
(21) 2577-2325 | (19) 3352-0051
contato@grupo-interacao.com
COPYRIGHT 2018 GRUPO INTERAÇÃO - INTEGRANDO SOLUÇÕES AMBIENTAIS | SITE DESENVOLVIDO POR ALLIANCE COMUNICAÇÃO