(21) 2577-2325  |  (19) 3352-0051

  contato@grupo-interacao.com

Qual a diferença entre classificação e caracterização de resíduos?

Classificação e caracterização são palavras parecidas e, por muitas vezes, podem parecer que trata-se do mesmo procedimento. No entanto, são duas fases distintas dentro do processo do gerenciamento residual de uma empresa. 

Dessa maneira, a classificação dos resíduos é feita logo no começo do processo, a fim de identificar os materiais presentes nos dejetos, sabendo a melhor forma de destinação a cada um. Assim, por meio da NBR 10.004/04 da ABNT, os resíduos são classificados do seguinte modo: 

  • Classe I – resíduos perigosos, que apresentam características como reatividade, toxicidade, corrosividade, inflamabilidade, entre outros; 
  • Classe II A – não inertes – resíduos que possuem propriedades como combustibilidade ou solubilidade na água; 
  • Classe II B – inertes – resíduos que quando entram em contato estático e/ou dinâmico com a água deionizada ou destilada, mantém seus padrões naturais de potabilidade. 

Leia também: Grupo Interação realiza compra e venda de resíduos recicláveis da indústria

Caracterização dos resíduos é feita na fase final do gerenciamento 

Ao realizar a destinação final dos resíduos, é necessário saber as características físicas, químicas e biológicas previamente. Assim, na fase da caracterização, isso é feito. A primeira parte do processo consiste em uma descrição das origens do produto, além de outras informações, como estado físico, cor, odor, e grau de heterogeneidade. 

Dessa forma, após a primeira parte ser realizada, o estado físico do resíduo é avaliado, juntamente com o processo que ele se originou e a qual atividade industrial pertence o constituinte principal do despojo. Por fim, na última fase, é feita a destinação final do resíduo. 

Leia também: Conheça o sabão natural desenvolvido pela UFRN que retira resíduos químicos da água

Grupo Interação

O Grupo Interação está presente no mercado há 15 anos e oferece soluções ambientais integradas através de suas três empresas: Interação Ambiental, Interação Beneficiamento e Interação Resíduos. Temos como meta absoluta oferecer as melhores alternativas ambientais mediante aplicação de tecnologias e métodos inovadores.

Nosso programa de gerenciamento de resíduos consiste no conjunto de ações, diretas ou indiretas, que envolvem as etapas de coleta, segregação, acondicionamento, beneficiamento, armazenamento, transporte, tratamento e destinação final ambientalmente correta dos resíduos, além dos controles, registros e emissão de relatórios sobre as atividades desempenhadas.

Compartilhar

SOLUÇÕES

PARA SUA EMPRESA

FALE

CONOSCO

Grupo Interação