Há diversas formas de se tratar resíduos líquidos. Uma delas é a decantação, um processo físico que é utilizado para separar misturas homogêneas e que pode ser dividido em dois métodos: o líquido-sólido e o de líquido imiscíveis. Entenda como esses processos de decantação no tratamento de resíduo líquido ocorrem.
Leia também: Conheça as auditorias ambientais
No procedimento líquido-sólido, o líquido é deixado em um recipiente. Assim, considera-se uma mistura homogênea de água e areia. Dessa forma, se a deixarmos em repouso, a gravidade fará com que as partículas sólidas sofram sedimentação, depositando-se ao fundo do recipiente e se desprendendo da água. Com isso, basta realizar uma decantação simples para separar a terra da água. A saber, a decantação consiste em simplesmente transferir o líquido que ficou na parte de cima para outro recipiente, sem a presença do barro.
Já no caso de separação de misturas imiscíveis, como óleo e água, a decantação também é feita em laboratório. Para isso, são utilizados o funil de bromo ou do funil de separação. O funil de bromo possui uma torneira na parte inferior e, na parte superior, uma abertura que pode ser fechada com uma tampa.
Assim, o líquido imiscível é inserido pela parte de cima, com a torneira fechada. Dessa forma, é bastante agitada e colocada em repouso. Sabendo que os líquidos contém densidades diferentes, a água, que é mais densa que o óleo, fica totalmente separada na parte de baixo. Com isso, abre-se a torneira, deixando a água escoar para outro recipiente, fazendo a decantação. Ao término da mesma, a torneira é fechada e o óleo fica separado no funil de bromo.
Leia também: O que é considerado um resíduo perigoso?
O Grupo Interação está presente no mercado há 15 anos e oferece soluções ambientais integradas através de suas três empresas: Interação Ambiental, Interação Beneficiamento e Interação Resíduos. Temos como meta absoluta oferecer as melhores alternativas ambientais mediante aplicação de tecnologias e métodos inovadores.
Nosso programa de gerenciamento de resíduos consiste no conjunto de ações, diretas ou indiretas, que envolvem as etapas de coleta, segregação, acondicionamento, beneficiamento, armazenamento, transporte, tratamento e destinação final ambientalmente correta dos resíduos, além dos controles, registros e emissão de relatórios sobre as atividades desempenhadas.
(21) 2577-2325 | (19) 3352-0051
contato@grupo-interacao.com
COPYRIGHT 2018 GRUPO INTERAÇÃO - INTEGRANDO SOLUÇÕES AMBIENTAIS | SITE DESENVOLVIDO POR ALLIANCE COMUNICAÇÃO