(21) 2577-2325  |  (19) 3352-0051

  contato@grupo-interacao.com

COVID-19: descarte correto de resíduos potencialmente contaminados

Há uma série de cuidados que precisam ser tomados a respeito da Covid-19. Por ser um vírus altamente contagioso, é necessário ter atenção redobrada tanto na hora de tomar as devidas precauções ao sair de casa, quanto na hora de descartar os resíduos utilizados (como máscaras, luvas e lenços de papel), visto que estão potencialmente contaminados.

A PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) afirmou que o descarte inadequado das máscaras traz consequências sérias para a saúde e para o meio ambiente. A incineração ou a queima a céu aberto de máscaras resulta na liberação de toxinas e secundárias transmissão de doenças ao homem. 

A estimativa é de que descartamos quase 130 bilhões de máscaras por mês. De acordo com a ONU, “75% das máscaras usadas e também quaisquer outros resíduos relacionados à pandemia – como luvas, por exemplo – vão parar em aterros sanitários ou nos oceanos.”

Leia também: Conheça o PNUMA – Principal autoridade ambiental global 

Como fazer o descarte correto de resíduos utilizados

Fazer o gerenciamento dos resíduos, potencialmente contaminados, requer responsabilidade e atenção. Mas, primeiro, é importante saber em qual classificação os resíduos gerados pelo Coronavírus se encaixam. 

De acordo com a Resolução RDC/ANVISA nº 222, que regulamenta as Boas Práticas de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde (RSS), os resíduos contaminados pelo Covid-19 se encaixam no subgrupo A1: 

“Culturas e estoques de microrganismos; resíduos de fabricação de produtos biológicos, exceto os medicamentos hemoderivados; descarte de vacinas de microrganismos vivos, atenuados ou inativados; meios de cultura e instrumentais utilizados para transferência, inoculação ou mistura de culturas; resíduos de laboratórios de manipulação genética.”

Sendo assim, as máscaras utilizadas por pessoas contaminadas e pessoas não contaminadas devem ser acondicionadas dentro de um envelope ou saco de papel e depois, descartadas em um saco de plástico. 

O descarte de lenços, papéis higiênicos e luvas deve ser feito em sacos de lixo vermelho/branco, com a identificação de resíduo infectante. 

É imprescindível seguir essas orientações para evitar possíveis contaminações e, ao menos, minimizar os impactos que já estão sendo causados ao meio ambiente devido às consequências que o coronavírus trouxe para a nossa sociedade. 

Leia também: Em ação simbólica, a Prefeitura do Rio recebeu 400 lixeiras sustentáveis

Grupo Interação

O Grupo Interação está presente no mercado há 15 anos e oferece soluções ambientais integradas através de suas três empresas: Interação Ambiental, Interação Beneficiamento e Interação Resíduos. Temos como meta absoluta oferecer as melhores alternativas ambientais mediante aplicação de tecnologias e métodos inovadores.

Nosso programa de gerenciamento de resíduos consiste no conjunto de ações, diretas ou indiretas, que envolvem as etapas de coleta, segregação, acondicionamento, beneficiamento, armazenamento, transporte, tratamento e destinação final ambientalmente correta dos resíduos, além dos controles, registros e emissão de relatórios sobre as atividades desempenhadas.

Compartilhar

SOLUÇÕES

PARA SUA EMPRESA

FALE

CONOSCO

Grupo Interação