(21) 2577-2325  |  (19) 3352-0051

  contato@grupo-interacao.com

COVID-19: descarte correto de resíduos potencialmente contaminados

Há uma série de cuidados que precisam ser tomados a respeito da Covid-19. Por ser um vírus altamente contagioso, é necessário ter atenção redobrada tanto na hora de tomar as devidas precauções ao sair de casa, quanto na hora de descartar os resíduos utilizados (como máscaras, luvas e lenços de papel), visto que estão potencialmente contaminados.

A PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) afirmou que o descarte inadequado das máscaras traz consequências sérias para a saúde e para o meio ambiente. A incineração ou a queima a céu aberto de máscaras resulta na liberação de toxinas e secundárias transmissão de doenças ao homem. 

A estimativa é de que descartamos quase 130 bilhões de máscaras por mês. De acordo com a ONU, “75% das máscaras usadas e também quaisquer outros resíduos relacionados à pandemia – como luvas, por exemplo – vão parar em aterros sanitários ou nos oceanos.”

Leia também: Conheça o PNUMA – Principal autoridade ambiental global 

Como fazer o descarte correto de resíduos utilizados

Fazer o gerenciamento dos resíduos, potencialmente contaminados, requer responsabilidade e atenção. Mas, primeiro, é importante saber em qual classificação os resíduos gerados pelo Coronavírus se encaixam. 

De acordo com a Resolução RDC/ANVISA nº 222, que regulamenta as Boas Práticas de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde (RSS), os resíduos contaminados pelo Covid-19 se encaixam no subgrupo A1: 

“Culturas e estoques de microrganismos; resíduos de fabricação de produtos biológicos, exceto os medicamentos hemoderivados; descarte de vacinas de microrganismos vivos, atenuados ou inativados; meios de cultura e instrumentais utilizados para transferência, inoculação ou mistura de culturas; resíduos de laboratórios de manipulação genética.”

Sendo assim, as máscaras utilizadas por pessoas contaminadas e pessoas não contaminadas devem ser acondicionadas dentro de um envelope ou saco de papel e depois, descartadas em um saco de plástico. 

O descarte de lenços, papéis higiênicos e luvas deve ser feito em sacos de lixo vermelho/branco, com a identificação de resíduo infectante. 

É imprescindível seguir essas orientações para evitar possíveis contaminações e, ao menos, minimizar os impactos que já estão sendo causados ao meio ambiente devido às consequências que o coronavírus trouxe para a nossa sociedade. 

Leia também: Em ação simbólica, a Prefeitura do Rio recebeu 400 lixeiras sustentáveis

Grupo Interação

O Grupo Interação está presente no mercado há 15 anos e oferece soluções ambientais integradas através de suas três empresas: Interação Ambiental, Interação Beneficiamento e Interação Resíduos. Temos como meta absoluta oferecer as melhores alternativas ambientais mediante aplicação de tecnologias e métodos inovadores.

Nosso programa de gerenciamento de resíduos consiste no conjunto de ações, diretas ou indiretas, que envolvem as etapas de coleta, segregação, acondicionamento, beneficiamento, armazenamento, transporte, tratamento e destinação final ambientalmente correta dos resíduos, além dos controles, registros e emissão de relatórios sobre as atividades desempenhadas.

Compartilhar

SOLUÇÕES

PARA SUA EMPRESA

FALE

CONOSCO

Grupo Interação

Your browser is blocking some features of this website. Please follow the instructions at http://support.heateor.com/browser-blocking-social-features/ to unblock these.