Segundo dados divulgados pelo Panorama de 2021 da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), mais de 90% dos municípios da região Sul e Sudeste possuem iniciativa de coleta seletiva.
Dada a geração anual de resíduos sólidos no país, avaliada em mais de 82 milhões de toneladas, centralizar ações voltadas à coleta seletiva é essencial. Vale ressaltar que em diversos municípios, as atividades direcionadas à coleta não abrangem toda a população, são iniciativas pontuais. Entretanto, os primeiros passos são sempre bem-vindos!
O pior índice de coleta seletiva é da região centro-oeste do país, em que cerca de 49% dos municípios não contam com o serviço. Esta baixa acarreta em diversos malefícios para a região, ainda mais no que se diz respeito à destinação de resíduos.
Leia também: Segundo estudo da Abrelpe, geração de resíduos aumentou durante a pandemia
A coleta seletiva realiza a classificação e separação dos resíduos de acordo com a sua tipologia, sendo as principais categorias o plástico, vidro, metal e papel. Ela garante que estes materiais sejam direcionados às cooperativas e recebam a destinação final adequada às suas características.
As regiões que possuem baixo índice de coleta seletiva detém altas porcentagens de disposição inadequada de resíduos. A região centro-oeste do país, por exemplo, tem 57,5% dos seus resíduos depositados incorretamente. Esta situação acarreta em diversos danos ao meio ambiente e à saúde pública.
Resíduos descartados incorretamente podem contaminar o solo e água, além de ocasionar desequilíbrio ecológico. Para a saúde pública, o acúmulo destes materiais significa possíveis alagamentos e inundações e até mesmo proliferação de pragas.
Por isto, a coleta seletiva deve ser incentivada e inserida em todos os municípios, juntamente com a criação de um processo de educação ambiental!
Leia também: Grupo Interação: soluções em gerenciamento de resíduos e desenvolvimento sustentável
O Grupo Interação está presente no mercado há 15 anos e oferece soluções ambientais integradas através de suas três empresas: Interação Ambiental, Interação Beneficiamento e Interação Resíduos. Temos como meta absoluta oferecer as melhores alternativas ambientais mediante aplicação de tecnologias e métodos inovadores.
Nosso programa de gerenciamento de resíduos consiste no conjunto de ações, diretas ou indiretas, que envolvem as etapas de coleta, segregação, acondicionamento, beneficiamento, armazenamento, transporte, tratamento e destinação final ambientalmente correta dos resíduos, além dos controles, registros e emissão de relatórios sobre as atividades desempenhadas.
(21) 2577-2325 | (19) 3352-0051
contato@grupo-interacao.com
COPYRIGHT 2018 GRUPO INTERAÇÃO - INTEGRANDO SOLUÇÕES AMBIENTAIS | SITE DESENVOLVIDO POR ALLIANCE COMUNICAÇÃO