Realizado pela Universidade de Copenhague em parceria com a Universidade Técnica de Munique, um estudo de 2021 revelou que os resíduos orgânicos, de colheitas agrícolas deixados ao solo para decomposição, podem ajudar diretamente na retirada de carbono da atmosfera, transformando-o em oxigênio.
Leia também: Você sabe o que é o Inventário de Gases do Efeito Estufa?
Através do estudo, foi possível identificar que os resíduos demonstram um papel significativo no fenômeno também chamado de sequestro do carbono. Assim, eles conseguem auxiliar o carbono a ser armazenado no solo com quatro vezes mais eficácia do que se não estivessem presentes.
Dessa maneira, a professora da Universidade de Copenhague e coautora do estudo Carsten Müller, explica no material disposto que as análises: “mostram que os resíduos de plantas, à medida que interagem com fungos, desempenham um papel surpreendentemente grande no armazenamento de carbono. Enquanto os fungos lançam os seus fios brancos em torno de fragmentos de plantas, eles ‘colam’, juntamente com o solo. Os fungos consomem então o carbono encontrado na matéria vegetal. Ao fazê-lo, armazenam carbono no solo”.
O Grupo Interação está presente no mercado há 15 anos e oferece soluções ambientais integradas através de suas três empresas: Interação Ambiental, Interação Beneficiamento e Interação Resíduos. Temos como meta absoluta oferecer as melhores alternativas ambientais mediante aplicação de tecnologias e métodos inovadores.
Nosso programa de gerenciamento de resíduos consiste no conjunto de ações, diretas ou indiretas, que envolvem as etapas de coleta, segregação, acondicionamento, beneficiamento, armazenamento, transporte, tratamento e destinação final ambientalmente correta dos resíduos, além dos controles, registros e emissão de relatórios sobre as atividades desempenhadas.
(21) 2577-2325 | (19) 3352-0051
contato@grupo-interacao.com
COPYRIGHT 2018 GRUPO INTERAÇÃO - INTEGRANDO SOLUÇÕES AMBIENTAIS | SITE DESENVOLVIDO POR ALLIANCE COMUNICAÇÃO