Os resíduos descartados pelos brasileiros anualmente somam 76 milhões de toneladas. Desse todo, cerca de 30% poderiam ser reaproveitados, porém apenas 3% são efetivamente tratados e reciclados. Desta forma, o país perde bilhões de reais em materiais que poderiam ser reutilizados e a oportunidade de economizar matérias-primas.
Além disso, o descarte incorreto de resíduos ocasiona em diversos danos ambientais, como a poluição do solo, contaminação de águas subterrâneas e lençóis freáticos. O acúmulo de lixo em locais clandestinos também diminui a qualidade de vida da população localizada no entorno e coloca em risco a saúde pública.
É de suma importância que as empresas se atentem à limpeza, manuseio, transporte e destinação correta dos resíduos. Uma das opções viáveis neste cenário é realizar a venda e compra de resíduos potencialmente recicláveis. Porém, é imprescindível realizar um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS).
Leia também: Coleta de resíduos: a importância da compra e venda de recicláveis
Para que os resíduos possam ser descartados corretamente, é necessário a organização de um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Este documento técnico é feito com base na classificação e quantidade dos materiais. A partir disso, é caracterizada a forma de geração, segregação, acondicionamento, armazenamento, transporte, tratamento, destinação e disposição final ambientalmente adequada dos resíduos.
Cada resíduo possui uma característica e, em alguns casos, necessita de um pré-tratamento. Por exemplo, as latas de alumínio são prensadas antes de serem encaminhadas para reduzir o volume. A elaboração do PGRS está prevista na Lei Federal nº 12.305/2010, que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Desta forma, todos os geradores de resíduos sólidos são responsáveis por garantir o gerenciamento adequado dos seus passivos.
Alguns processos inclusos no PGRS são os métodos e técnicas ambientalmente viáveis para o tratamento dos resíduos. Ademais, é possível avaliar os resultados a longo prazo e deixar a organização a parte dos métodos de tratamento de resíduos.
O Grupo Interação realiza a elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos em conjunto com a empresa! Tudo conforme a regulamentação específica de cada cidade e realizando a capacitação dos funcionários sobre diversos aspectos ambientais.
Leia também: Você conhece a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)?
O Grupo Interação está presente no mercado há 15 anos e oferece soluções ambientais integradas através de suas três empresas: Interação Ambiental, Interação Beneficiamento e Interação Resíduos. Temos como meta absoluta oferecer as melhores alternativas ambientais mediante aplicação de tecnologias e métodos inovadores.
Nosso programa de gerenciamento de resíduos consiste no conjunto de ações, diretas ou indiretas, que envolvem as etapas de coleta, segregação, acondicionamento, beneficiamento, armazenamento, transporte, tratamento e destinação final ambientalmente correta dos resíduos, além dos controles, registros e emissão de relatórios sobre as atividades desempenhadas.
(21) 2577-2325 | (19) 3352-0051
contato@grupo-interacao.com
COPYRIGHT 2018 GRUPO INTERAÇÃO - INTEGRANDO SOLUÇÕES AMBIENTAIS | SITE DESENVOLVIDO POR ALLIANCE COMUNICAÇÃO